Olá amigos!

Esse post é apenas um pequeno ensaio sobre a duração excessiva dos duelos entre Ace vs Jinbei (5 dias) & Aka Inu vs Ao Kiji (10 dias) e como eles reverberam no mangá (e no fandom, de certa forma). Espero que gostem e como sempre, estão todos convidados a comentar  e discutir!

mil_00

“Não tem haki que dê jeito, vou esporrar magma em você inteiro, Kuzão beiçola.”

Gosto da visão de que quanto mais fortes são as pessoas, mais rapidamente seus confrontos chegariam a uma resolução. Uma coisa estilo o duelo final entre Musashi e Kojiro na Ilha Ganryuu.

Um dos poucos exemplos que temos no mangá de confrontos assim (que não servem exclusivamente pra demonstrar um abismo de força entre os indivíduos) é quando os Piratas Barba Negra chegam em Impel Down e dão de cara com Magellan.

Se fode ae, gordo otário!

Se fode ae, gordo otário!

Esse One-hit Ko é absurdamente lindo e se não fosse pelo Shiryuu, o sonho do gordão tinha morrido aí. Barba Negra é bucha? De maneira alguma, o cara é o Ruffy reverso final boss zehahahaha! Magellan é bucha? Muito menos!! Mas é disso que eu estou falando, no sentido de que quanto mais fortes são os poderes em jogo, um descuido de um mero segundo acabaria com tudo! Ou pelo menos, deveria.

Mas claro que One Piece é um mangá e as coisas devem ser mesmo exageradas e épicas e que essa longevidade de confrontos consegue dar esse tom a eles. E isso nem é uma coisa relativamente nova no mangá, conflitos de 10 dias não são nada comparados com conflitos de CEM ANOS (mais sobre isso um pouco mais abaixo), mas o que eu quero dizer é: Será que esse “exagero” na epicidade no fim não gera um desserviço ao mangá?

Meu primeiro ponto contra esse exagero todo é simplesmente achar que dificilmente vamos ver um confronto durar tanto tempo em “real time” no mangá. (como nunca vimos até agora) Imagina uma página com takes aleatórios de batalha e os box dizendo quanto tempo foi passando e etc até se chegar nos finalmentes? CHATO. Simplesmente não rola pra mim, acabaria totalmente com o dinamismo das lutas. Concordam? Então, se não vamos ver isso no mangá, pra quê esse exagero todo na duração dessas batalhas?

CINCO DIAS se porrando com o Ace NOVATO e não decidiu nada. Jinbei: BOSTA OU MUITO BOSTA??

CINCO DIAS se porrando com o Ace NOVATO e não decidiu nada. Jinbei: BOSTA OU MUITO BOSTA??

A GUERRA DOS MELHORES, o maior confronto que o mundo já viu desde o ínicio da Grande Era dos Piratas começou por volta das 15:00 e não foi nem até o anoitecer.

O Duelo na Ilha Banaro entre Ace e Teach, o catalizador da Guerra não parece ter durado nem 2 horas. E é FATO que não durou mais que 2 dias (afinal, dá pra argumentar que não dá pra ter 100% de certeza que ele acabou na cena do chapeúzinho caindo), como dá pra ver pela cronologia dos eventos do mangá.

Narrativamente, um conflito que se desenrole por dias a fio SÓ FUNCIONA com alguém contando como foi e tendo aquele efeito DON, tanto que foi só assim que eles aconteceram. Mas essas medidas de tempo obviamente acabam tornando-se parâmetros de comparação no mangá. Se dois super all stars dos mares quando se encontram em Duelo direto, a resolução do confronto demora DIAS, fica lógico e natural pensar que outros demorarão um certo tempo (longo) pra se resolverem também e isso é chato pra caralho simplesmente porque acaba “limitando” (ilusoriamente) de certa forma o que pode acontecer ou não no mangá.

Vamos tomar o exemplo super recente do Kuzan chegando em Punk Hazard e encontrando o Flamingo. Seguindo a lógica não podem lutar, porque os dois são super picas e a luta ia demorar pra caralho e o Flamingo tá com pressa. Aí se lutam e não demora nada (porque mostrar a luta demorando esse inferno todo será chato pra caralho), quem perder é um bosta completo.

698_12

Vai rolar porrada eterna?

As especulações que surgem não tem como fugir disso (e nem deveriam, afinal o mangá criou esses parâmetros pra grandes confrontos) mas o que acontece é que se rolar porrada e tiver que ser decidida em literalmente 5 minutos (Como Zoro vs Ryuuma) ou duas páginas é assim que vai ser e pronto acabou. COMO SEMPRE FOI NESSE MANGÁ! (As coisas podem demorar pra gente, mas no mundo de OP tudo acontece muito rápido =P) O limite narrativo que esses parâmetros acabam impondo de certa forma, são ilusórios como eu falei acima.

E na prática, como funcionam esses confrontos? O Dorry e o Brogy tinham um combinado pelo menos (além de serem totalmente trutas). Quando o Vulcão maior entrava em erupção, era hora de lutar e depois que eles empatavam era “Gebababababa! Bora fazer ‘Reme Holandês’ um no outro?”, afinal, os caras eram trutas acima de tudo. E lutando 73.467 em 100 anos a média é de 2 conflitos por dia só. Dava pra cagar, comer, dormir e realizar todas as oportunidades de entretenimento disponíveis em Little Garden. rs

E se os gigantes tinham um “combinado”, Ace & Jinbe e Sakazuki e Kuzan, aparentemente não (Ace & Jinbei pelo menos não faz sentido que tenham, o Ace queria matar o Barba Branca e o Jinbei pela trutagem que tinha com o velho o impediu). Claro que em momentos sérios todas as idiossincrasias de natureza cômica dos personagens tendem a desaparecer mas e pra comer, dormir, cagar, como faz? “Peraí, Sakazuki, agora eu realmente preciso dar uma mijada!”

E quando eu digo que que acho que “quanto mais fortes são os poderes em jogo, um descuido de um mero segundo acabaria com tudo!”, claro que eu também entendo que pra esse descuido acontecer seja necessário um certo tempo de batalha, mas essa “valorizada narrativa” pra se descrever esses confrontos é algo que tem me incomodado um pouco em determinados momentos simplesmente por eles serem ALHEIOS a tudo que já foi visto no mangá em termos de batalhas.

Ao mesmo tempo, eu me pergunto se isso já não é o Oda pavimentando aos poucos o caminho pra mais essa mudança de paradigma e que os confrontos realmente ÉPICOS no Novo Mundo sigam esse modelo de luta “eterna”. Se chegar a isso, aí vamos ver como vai estar a minha opinião sobre o assunto.

Flamingasso vs Os Chapéu de Palha, duração do confronto: 5 SEGUNDOS. FUFUFUFUFUFU!

Flamingasso vs Os Chapéu de Palha, duração do confronto: 5 SEGUNDOS. FUFUFUFUFUFU!

É isso, galera!!

Abraços!

Anúncios