Talvez isso não mereça uma news e talvez seja até “notícia velha” (o assunto em si é =P) mas eu fiquei meio chocado com isso.

Enfim, todo mundo sabe que na ocasião da publicação do cap. 434 lá pro fim do ano de 2006, o Oda comentou que ele foi obrigado a mudar a Jolly Roger dos Piratas Barba Branca, a transformando numa versão da do anime, certo?


Pois bem, beleza, não pode mais, então não pode. Fazer o quê? Vida que segue.

Mas ontem eu estava dando aula e tenho um aluno que está começando a colecionar a série e ele comprou diversos volumes, inclusive o 18 e quando eu fui folhear o vol. e dei de cara com a primeira aparição do Ace…

RETCON NA JOLLY ROGER!!

Puta merda!! Sempre imaginei se isso fosse rolar, mas nunca pensei que pudesse acontecer de fato!! Esse é o tipo de atitude que eu esperaria em um futuro Kazenban (edição definitiva) da série e não agora, essa censura retroativa “apagando” da história os vestígios da antiga bandeira!

Tentei apurar DESDE QUANDO isso vem sendo feito (O Vol. 18 com as correções mostradas aqui é a 76º tiragem, de Dez. 2011), falei com o único colecionador TR00 de OP que eu conheço mas os volumes dele são de impressões antigas, assim como os meus (Valeu Matts!! Alias, sabiam que ele foi o vencedor da primeira promoção da RD e por isso passou a colecionar os originais? ORGULHO!). Queria averiguar se no Vol. 25 (primeira aparição do Shirão) houve a mudança também, mas é quase certo que sim.

Se você tiver um vol. 25 de alguma tiragem PÓS 2007 e quiser conferir e comentar aqui, por favor o faça!

Parece que nem se pode mais FALAR disso! Será que nunca vamos saber o real motivo do design original? O que era pra significar a Jolly Roger do Manji? Foda…

Sabendo disso agora, acredito que a nossa edição atual do Mangá já deve vir nessa versão corrigida, já que é um novo contrato, como novo envio de material e etc. Será? Triste.

Maldita internacionalização do mercado de mangás… mas aqui na RD…

EDWARD NEWGATE VIVE!!!

Abraços!

