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OBRIGADO!!!
Olá amigos! Esse artigo (um pouco extenso, me desculpem) marca a volta (gradativa) dos textos informativos aqui na Romance Dawn!
Como o título já diz, eu me propuz a fazer um apanhado geral sobre o advento da Ambição na série, compilando fatos, especulando e teorizando em alguns pontos. Pra isso eu fiz um estudo intenso de releitura do mangá e posso dizer que até revi alguns conceitos meus que eu tinha sobre tudo isso.
Espero que seja esclarecedor para alguns e interessante pra todos! Espero que vocês gostem e que várias discussões produtivas possam surgir (como já surgiram antes) em relação ao assunto. Então, vamos começar!
O advento do conceito da Ambição na série chegou pra dar uma sacudida em tudo que era estabelecido no mangá em muito tempo. É normal, sendo uma obra aberta e ainda em andamento, os paradigmas tem que mudar mesmo. Antes, por exemplo, tinhamos a primeira metade da Grand Line e o grande “desafio” Pirata eram os Shichi Bukai. Agora no Novo Mundo temos os Yonkou. E é até interessante que exista uma nova espécie de poder que é quase um requisito pra se chegar ao “Mar dos Fortes e Escolhidos”. Como eu já disse várias vezes, eu amo esse novo conceito, só passo a detestar quando ele parece causar uma confusão e euforia desnecessárias no fandom.
A curva crescente de aparição do poder no mangá foi muito bem conduzida. Desde a primeira referência obscura ao termo, a utiização de uma das Tonalidades em uma outra cultura com um outro nome, até a volta dele com Shanks embarcando no Moby Dick e tudo que gradativamente foi sendo mostrado até chegarmos no treinamento de Ruffy e as explicações de Rayleigh.
Não sei dizer qual foi o exato momento (nem tenho como né? LOL) que Oda definiu que sua série teria uma nova espécie de poder e definiu suas diretrizes certinhas e decidiu ir apresentando aos poucos, mas tudo aponta pra uma idealização bem precoce (mas não tão precoce assim, sim, estou falando do Shanks e o Rei da Costa da Vila Fusha. Vou defender até quando eu puder que o Shanks intimidou normalmente o bicho).
Eu tentei encontrar “problemas” ou “furos” mas só consegui ficar mais abismado com tudo. E nos que eu encontrei que me incomodavam mais, eu mesmo pensando um pouco consegui derrubar minhas próprias suspeitas. Por exemplo, Crocodile no Vol. 23 dizendo “Impossível… Sem água como ele tá me acertando?”, me incomodava demais, porque não importa o quanto o fandom o desmereça por ele ser um inimigo do “começo” do mangá, ele é um dos Grandes Piratas do Mundo. Vai dizer que Crocodile nunca tomou um sacode federal no Novo Mundo antes? Ele mesmo se põe na categoria de “Medalista de Prata”.
Alguem que grita pro Homem mais Forte do Mundo um “Eu não admito isso, Barba Branca!! Eu não pretendia ter perdido pra um homem tão fraco assim!!!” e já esteve no Novo Mundo, tem que ter tomado umas porradas sérias de Tonalidade Armada, ainda mais sendo Logia (mas admito que ele tem uma fraqueza que pode fazer com que inimigos não precisem disso, mas enfim). É só ver que não há surpresa alguma da parte dele quando ele toma um soco do Jozz sem ele estar molhado.
Assim como Barba Negra perguntando a Ace “Deve fazer tempo que você não toma um soco, não é?”. Ele estava no Navio do Barba Branca, viu o velhote fazer gato e sapato dele. Será que depois daquilo o Ace não teve mais nenhuma luta feroz estilo a que teve com o Jinbei? Não tomou nem um soco?
Enfim, tudo isso é explicavel na série. No exemplo do Crocodile, eu acredito (e sou embasado pelo mangá, mais exemplos no final do artigo) que aqueles que conhecem as Tonalidades da Ambição (mais especificamente no caso “físico” da Armada) conseguem sentir seu uso. Crocodile tava apanhando, não “sentia” Tonalidade Armada, o moleque não tava molhado, tinha motivo pra “surtar” mesmo. Depois que ele descobre que o Ruffy estava usando o próprio sangue. No caso de Ace vs Barba Negra, nessa luta mesmo dá pra ver que o que surpreende mesmo o Ace é o fato de ter perdido os poderes ao ser tocado. Além de que, temos que entender que algumas coisas tem que acontecer na série em nome do roteiro e do andamento do storytelling. Se o Ace falasse “e daí, cara? Nunca ouviu falar em Haki111!! não? LOL gordo otário” ou o Crocodile fizesse uso das Tonalidades (e sua não proficiência nelas não o diminui em nada, malditos!!) contra o Ruffy, a série não seria o One Piece que é, e sempre foi tão bem conduzido pelo Oda.
O Oda ser tão foda, nesse caso só gera mais e mais essa coisa atual de parte do fandom de que TUDO É OU FOI “HAKI1111!!!”. Algo que foi introduzido com tanta cautela e mesmo agora estando totalmente as claras, tem até um certo uso contido e comedido, passou a ser a causa de tudo que acontece, irá acontecer ou já aconteceu no mangá. As pessoas não são mais e nunca mais serão simplesmente fortes ou resistentes, mesmo sem evidência alguma “foi o haki dele que aguentou o tranco”. Vergo não está usando Geppou e sim “usando haki em seus pés pra lhe impulsionar pelas paredes” (hein???), tudo isso são exemplos reais de coisas que andei lendo por aí. O “exagero do exagero” que é a Ambição, tem se tornado a “mais banal das banalidades” pra alguns.
Não duvido que vamos ter a Ambição mais e mais presente no mangá, claro que vamos, mas vamos ter calma, galera. Dá pra afirmar que 97% das vezes o Oda deixa a casa arrumadinha, dá pistas graduais e etc, tudo bem, as vezes os paradigmas mudam mesmo. Nós ficamos 59 volumes acreditando que uma pessoa só podia comer/possuir o poder de UM Fruto do Diabo e Marshall D. Teach explodiu nossos cérebros fazendo alguma bruxaria debaixo daquele pano. Só que quando as coisas mudam bruscamente assim, há dúvida até no mangá. One Piece não é bagunça e Oda é nosso Deus e nada nos faltará.
- A primeira aparição no mangá:
O termo surgiu pela primeira vez na série no capítulo 234 do Vol. 25, quando Marshal D. Teach vê o poster de procurado de Ruffy e comenta: “Com aquela Ambição eu não achei que ele valia nem 30 milhões…“. Eu pesquisei algumas traduções da cena e o resultado você pode ver abaixo:
Acho legal a Conrad colocando “ânimo” (que é uma das acepções da palavra), ficou muito mais interessante que a Viz que simplesmente ignorou a palavra. Não culpo nenhuma escolha, no momento da publicação dessas duas edições acredito que o mangá não havia nem chegado na cena em que Shanks embarca no Moby Dick e o termo volta a aparecer. E sem o conhecimento de que isso é uma nomenclatura, um poder, até mesmo no japonês a palavra não encaixa muito bem. Então, temos o quê? Mais de um ano pra Panini Comics se preparar pra essa cena e discutir como vai empregar o termo e traduzí-lo. Estamos de olho!!!!
- Explicando a palavra “Haki”:
A palavra “Haki” é composta pelos ideogramas “Ha” de “Supremacia” e o “Ki” de “Aura”, “Espirito”, “energia” (e tantos outros significados que o “Ki” engloba), e
pode ser traduzida literalmente como “Empolgação”, “entusiasmo” ou “Ambição”.
Só que na acepção de “Ambição” ela não pode ser definida como simplesmente uma ambição qualquer, um desejo do tipo “eu ambiciono comer a minha vizinha”, mas sim a algo que remete a dominação, conquista, força. A segunda acepção da palavra em alguns dicionários japoneses é “O forte desejo de se estar acima dos outros. Aspiração. Ambição.”
O conceito da “Ambição” em One Piece advém disso (especialmente a Tonalidade Imperativa) ela é a manifestação desse desejo interior, essa certa “grandeza” de espiríto, uma superiorida possuida por alguns individuos que aspiram estar, estão ou já estiveram em posições de poder.
- As minhas traduções dos termos:
Depois de muito conjecturar, estudar e pensar como traduzir e adaptar melhor as variações do conceito, eu cheguei nessas traduções/adaptações:
“Ambição na Tonalidade Observativa”
(Kenbunshoku no Haki)
“Ambição na Tonalidade Armada”
(Busoushoku no Haki)
“Ambição na Tonalidade Imperativa”
(Haoushoku no Haki)
Como no original, eu queria eliminar a preposição e não usar “Tonalidade do/de” e consegui.
Usar “Tonalidade Imperativa” foi o que mais me doeu (apesar de achar mesmo o ideal) porque perde a referencia a “disposição pra ser Rei” contida na palavra. Só que o “Haou” ali é mais que um Rei, seria o “Rei Supremo”, aquele que busca a dominação total. Em inglês tem uma palavra muito boa pra isso que é “Overlord”, mas em português, nada. “Conquistador” até caberia, mas “Tonalidade do Conquistador” ou “Tonalidade Conquistadora” pra mim é o poder do Fábio Jr. (clique aqui e entenda =p) Então troquei o “Rei” por “Imperador”, pela acepção geral que a palavra tem de que um Imperador governa, tem mais territórios, está acima de um Rei e etc. Ok, eu sei que os conceitos e a aplicação de termos como império, imperador, reinado e rei são muito maleáveis e dependem também do clima ideológico de certos países em determinados tempos, mas, foi a saída que eu encontrei. Além de “Imperativa” remeter a “Imperativo”, ordem, comando e etc.
E eu uso “tonalidade” porque na minha cabeça acho que o Oda usou a leitura mais firulada do Kanji, então eu firulei também. Tudo bem que Tonalidade é “matiz de uma cor”, mas a referencia tá intacta, eu acredito. Além de achar mais bonito que “Cor” disso ou daquilo.
Se não gostou, desculpe. Sinta-se livre pra falar “Color of Armaments”ou HAKII111 ou o que lhe deixar mais confortável, mas aqui eu só irei me referir aos termos assim.
- Mas afinal, o que é a “Ambição”?
Como Rayleigh mesmo explica no ínicio do treinamento de Ruffy, a Ambição (como poder) é algo inerente a todos os seres vivos, mas que a maioria passa vida toda sem percebê-lo ou despertá-lo.
“A “Ambição” é um poder que está presente em todas as pessoas… “Presença”, “Espírito de Luta”, “Intimidação”… ele não é diferente de tudo isso que as pessoas já são capazes de sentir. (…) “Não duvidar”, isso é força!” – Silvers Rayleigh
Ela nada mais é do que um super ultra hyper power-up de diversos conceitos humanos, que já são exagerados em mangás e em One Piece, “exagerados mais ainda”. É o “exagero do exagero” que eu acabei falando quando dei uma mini surtada nos comentários do capítulo 680.
Um senso de presença extremamente apurado, torna-se a Tonalidade Observativa, a Tonalidade Armada com sua função de proteger e agredir é um reflexo do espírito de luta, e a Tonalidade Imperativa acaba sendo uma intimidação extrema, o produto de uma disposição inabalável, de se estar acima dos outros, a “disposição para ser Rei” a que o mangá se refere.
A Ambição dividide-se primordialmente em duas Tonalidades, a Observativa e a Armada. A terceira Tonalidade é a Imperativa, extremamente rara. A maioria das pessoas tem uma afinidade com uma das Tonalidades e busca desenvolvê-la, mas é possível através de treinamento árduo se trabalhar mais Tonalidades (claro que a Imperativa apenas se o individuo possuir a disposição).
As Tonalidades são as seguintes:
– A Ambição na Tonalidade Observativa –
(“Kenbunshoku no Haki”)
A Tonalidade Observativa é, em essência, a habilidade de se sentir com muito mais intensidade a “presença” de coisas e pessoas. Com a evolução do poder, é possível aumentar o campo de ação e perceber pessoas que não poderiam ser vistas por estarem escondidas ou até mesmo distantes demais para serem vistas naturalmente.
Outro ponto (e um dos usos primordiais) da Tonalidade Observativa é o fato de se poder evoluí-la a ponto do usuário conseguir prever os movimentos futuros de um adversário (e até a dor que o ataque pode causar, caso seja atingido, como vimos com Satori antes de ser atingido pelo Concasse). A Tonalidade Observativa foi apresentada no mangá na saga de Skypiea e na ilha do céu o poder é conhecido como “Mantra”, onde era descrito como “o poder de ouvir”.
Apesar de permitir ler os movimentos do adversário, se o usuário não tiver velocidade suficiente, o poder não será de grande ajuda. Ruffy em Gear Second conseguiu superar a velocidade de Thundersonia e atingí-la mesmo com ela lendo seus movimentos. Eneru também foi incapaz de prever os golpes de ricochete de Ruffy, já que eles não derivaram diretamente de uma “intenção” de Ruffy e portanto, não puderam ser “ouvidos” (Assim como quando Ruffy “parou” de pensar e começou a se mover só por instinto com o “Gomu Gomu no Bo”).
A analogia de “vozes” é quase sempre utilizada pra se descrever a habilidade, como se o corpo expressasse suas atitudes futuras ou sentimentos através de “vozes” que podem ser “ouvidas” pela Tonalidade Observativa. Durante o Survival Game de Skypiea, Aisa sentia as “vozes” de todos desaparecendo, assim como Cobby, que despertou o poder espontaneamente durante a Guerra dos Melhores e experimentou o mesmo desespero ao sentir as “vozes” dentro de sua cabeça irem desaparecendo.
O alcance de tal “Rede Mental” (são os ideogramas usados em Mantra) varia de pessoa para pessoa, mas a Tonalidade Observativa é um poder que pode ser evoluído com treinamento. Em Skypiea, Eneru se utilizava do seu corpo elétrico para amplificar o uso, sendo capaz de interceptar ondas eletromagnéticas e com isso era capaz de cobrir toda a extensão do país e inclusive, ouvir as vozes reais de pessoas e conversas. Aisa parecia ser capaz de cobrir todo o Upper Yard, assim como os Sacerdotes.
Atualmente, Ruffy tem usado bastante a Tonalidade para se desviar de ataques de inimigos, mas não há dados concretos quanto ao seu alcance. Aparentemente ele detectou “uma fera” dentro do Castelo Ryuuguu, mas como ele estava também dentro do castelo, fica dificil mensurar. Na mesma cena, após serem avisados, Sanji e Zoro também passam a perceber a presença, mas nenhum dos três aparentemente conseguiu indentificá-la como sendo Caribou (até chegarem e vê-lo atacando Shirahoshi).
Como a Tonalidade Observativa é a habilidade de se sentir com muito mais intensidade uma “presença”, acredito que com o uso constante a sua percepção “normal” vai ficando mais apurada, fazendo com que mais coisas consigam ser “captadas” sem ser necessário uma concentração mais elaborada ou uma “ativação” propriamente dita. Sanji mesmo, quando estava no corpo de Nami claramente diz que “ativou” a Tonalidade para tentar achar o torso de Kin’emon, mas por (provavelmente) estar no corpo de Nami, o uso não foi muito eficaz.
Concentração inclusive parece ser um dos pontos chaves para a utilização do poder em sua completude. Gedatsu especificamente diz que ao se desconcentrar não conseguiu usar o Mantra e por isso foi derrotado por Chopper, assim como Sasori ao se irritar com Ruffy, e Otohime, que ao se exaltar pelas assinaturas estarem pegando fogo, deixou de perceber as intenções de Hody e foi baleada.
- O despertar da Tonalidade & diferentes percepções:
O poder pode ser adquirido com treinamento (Ruffy), ser despertado espontaneamente por conta de algum fator externo (Cobby na Guerra) e ainda há aqueles que simplesmente já nascem com a capacidade de usar a Tonalidade, como Aisa e a Rainha Otohime.
Aisa ainda bebê sofria com a percepção aguçada da Tonalidade sempre que havia algum conflito na Vila dos Shandia (e ainda é sugerido que era culpa das intenções violentas de Wiper) e a Rainha Otohime podia sentir uma gama ainda maior de emoções emanando das pessoas, especialmente emoções negativas que sempre a afetavam profundamente, como sofrimento e tristeza.
Rayleigh foi um pouco mais além e em Rusukaina, quando estava treinando Ruffy foi capaz de usar a Tonalidade Observativa para medir a força das feras presentes na Ilha e compará-las com Ruffy. Até o momento ele foi o único a utilizá-la para esse fim.
- A “voz de todas as coisas”:
Quando confrontado por Robin sobre o Poneglyph de Skypiea (que tinha um recado “pixação” de Roger), Rayleigh confirmou que os Piratas Roger realmente sabiam tudo sobre a verdadeira história do mundo, mas que todos eles eram apenas Piratas que não tinham como ser comparados em inteligência com os Pesquisadores de Ohara e portanto, não decifraram a escrita dos Poneglyph e termina a explicação com uma nota enigmática:
“Ele (Roger) conseguia ouvir a voz de ‘todas as coisas’… apenas isso.”
Depois disso, quando Ruffy está tentando impedir Noah de se chocar com a Ilha dos Homens-Peixe, Ruffy por um instante conseguiu ouvir a “voz” dos Monstros Marinhos, fato este que não passou desapercebido pelas criaturas, que inclusive se lembraram de outra vez que isso aconteceu: Quando Roger conseguiu lhes escutar no fundo do mar.
É dito que não existe nenhum Sereiano ou Homem-Peixe que consiga se comunicar com os Monstros Marinhos (Exceto, obviamente a lendária Princesa Sereia da profecia, a que quando manifesta o poder acaba “tornando-se” a Arma Antiga Poseidon), não há como transmitir lógica ou sentimentos para eles e vice-versa, mas Ruffy e Roger de alguma forma conseguiram ouví-los.
Eu acredito que isso é uma espécie de hyper aguçada Tonalidade Observativa, algo que acaba se desenvolvendo naturalmente em pouquissímos indivíduos incrivelmente proeminentes ou predestinados (Só dois “D.” Até agora demonstraram tal poder) aquilo e que no fim, é o poder de “ouvir a voz de todas as coisas”, aumentando cada vez mais, fazendo-os ser capazes de ouvir feras indomáveis e incomunicaveis normalmente e chegando até a abstração de se “ouvir” qualquer “coisa”.
Isso remete ainda a controversa cena da primeira aparição do Dragão de Punk Hazard. Quando Ruffy, Robin, Usopp e Zoro se deparam com o Dragão pela primeira vez, o Dragão “fala” mas apenas Ruffy escuta o “Quem são vocês…?”.
Ao comentar que o Dragão falou, todos dizem que não ouviram nada, mas a luta prossegue e logos todos conseguem ouvir a “voz” do Dragão, que no fim, acabou se mostrando ser a parte da cintura pra baixo de Kin’emon falando pela bunda e terminando as frases com som de peido (“Bu”).
A cena é MUITO ambígua (tenho certeza que propositalmente, Oda seu fodão!) porque quando o Dragão já está morto e eles descobrem Kin’emon, ele mesmo fala “Quem são vocês?” da exata MESMA MANEIRA que a primeira “fala do dragão” (“Nani yatsu da..”) e ainda sem colocar o “Bu” no final ( isso é raro, mas algumas vezes Kin’emon articula frases inteiras com a bunda sem soltar o som de peido no fim). Só que na primeira “fala do dragão” o balão é um pouco estranho, ele tem uma borda preta um pouco mais grossa que o normal e o fato de só o Ruffy escutar nesse momento é bem suspeito.
No fim, mesmo analisando muito eu não cheguei a uma conclusão. Dá pra defender tanto a ideia de que era o Kin’emon, como quanto pode ter sido o Dragão. O Dragão leva vantagem pela misteriosoa bordinha preta, mas Kin’emon ter falado a mesma coisa, do mesmo jeito depois, pra mim de alguma forma empata as coisas.
- Alguns usuários conhecidos dessa Tonalidade: Sanji, Otohime, Cobby & Eneru.
(Eu queria não terminar essas sessões com o clichê de “Usuários conhecidos dessa Tonalidade”, mas é um jeito até interessantinho de afirmar “ó, essa parte acabou”, então, me perdoem rs)
– A Ambição na Tonalidade Armada –
(“Busoushoku no Haki”)
A Tonalidade Armada consiste em se imaginar a criação de uma “armadura invisível” em volta do corpo (ou certas partes do mesmo), a manifestando como uma aura e assim protegendo o corpo de ataques. Como Rayleigh diz, uma armadura forte também pode ser obviamente usada para atacar, e esse é um dos principais atributos dessa Tonalidade.
Com exceção das fraquezas naturais dos Frutos do Diabo, a Tonalidade Armada é o único modo capaz de “capturar” o corpo físico dos Logia, tirando-os de sua aparente “invencível” intangibilidade e lhes causando dano físico. E não somente contra os Logia, já que um golpe com a Tonalidade Armada anula a inefetividade de ataques físicos do Gomu Gomu no Mi, por exemplo.
Um ataque imbuído nessa Tonalidade é extremamente mais poderoso do que seria normalmente, causando muito mais dano. Aparentemente também é possível envolver armas usando a Tonalidade para aumentar sua efetividade. Até o momento, alguns usos desse tipo apareceram no mangá, como a espada de Rayleigh (fez um corte no rosto de Kizaru e parou seu “avanço luminoso”), as flechas das Kuja, que mesmo sendo flechas comuns, ao serem imbuídas com a Tonalidade Armada são capazes de destruir rochas e a espada de Vista também provavelmente estava imbuída com a Tonalidade, pois foi capaz de acertar o corpo de Aka Inu (apesar de não lhe causar dano, mais sobre isso logo adiante).
Obviamente essa defesa não é absoluta e ataques de grande intensidade (mesmo não sendo feitos com a Tonalidade Armada) podem ultrapassar essas defesas. Ruffy mesmo conseguiu empurrar Boa Marigold com um Jet Bazooka mesmo com ela se defendendo com a Tonalidade. Ainda usando Ruffy de exemplo, ele mesmo diz após ser perfurado pela mandíbula de Hody o seguinte: “A Tonalidade Armada é forte contra ataques físicos, mas… contra esse tipo de dano (perfuração) a minha Ambição ainda não dá.”, Ou seja, conforme o “nível” da Tonalidade vai subindo, sendo treinada e etc, mais forte será a sua defesa e consequentemente, o ataque com ela.
A título de curiosidade, dá pra perceber que em alguns casos, quando uma defesa feita se usando da Tonalidade é absolutamente eficaz, o mesmo efeito visual foi aplicado.
Apesar de conseguir atingir o corpo dos Logia, a Tonalidade Armada não funciona como a Pedra do Mar (Kairouseki), que anula os poderes dos usuários e os deixam sem forças, conforme explicado por Robin quando Ruffy consegue capturar Caeser pelas pernas. Nessa ocasião o resto do seu corpo consegue se transformar em gás livremente e se movimentar de acordo.
- Ruffy e o enegrecimento de partes do corpo:
Em algumas ocasioes, Ruffy se utiliza da Tonalidade Armada para enrijecer partes do próprio corpo. Quase sempre que isso acontece, Ruffy “avisa” antes falando “Endurecimento Armado” (Busou Kouka) ou variações disso. Quando isso acontece, a parte endurecida fica enegrecida, sendo esse até o momento, o único efeito visível da Tonalidade Armada. Mas por que isso acontece?
Muitos defendem a idea de que o Ruffy por ser de borracha, sofre o processo de “Vulcanizaçao” ao utilizar o Endurecimento Armado. Tem um certo fundamento porque realmente o “Kouka” (endurecimento) pode se referir a vulcanização (apesar de que o processo em japonês tem outro nome, “Karyuu”) e borracha vulcanizada fica da cor preta. Eu não acredito que ele passe pelo processo real, mas que pode ser uma referência interessante eu não tenho mais dúvidas. Mas eu realmente acredito que o enegrecimento é um efeito do uso da Tonalidade Armada EXCLUSIVO ao corpo de borracha do Ruffy, por isso acredito que não vamos ver (como nao vimos até agora) ninguém escurecendo por causa de uso da Tonalidade Armada.
E mesmo descartando todo esse papo de vulcanização ou não, o que o Ruffy está fazendo não é a mesma coisa que o uso “normal” da Tonalidade? Criar uma defesa forte o suficiente pra ser usada como ataque? O princípio é exatamente o mesmo, então pra que isso?
Acredito que essa foi a saída que o Oda encontrou pra dizer que o Ruffy (e apenas ele!) está usando a Tonalidade Armada, quase que como se estivesse dizendo “ó, prestem atenção, esse golpe é fodãozão!”, porque se não for um golpe que esteja atingindo um Logia em cheio, sem um efeito visual definido não há como saber se a Tonalidade está em uso. (apesar do Ruffy continuar “avisando”)
É só lembramos da Guerra dos Melhores, lá temos uns dois exemplos de ataques que poderiam deixar dúvida quanto o uso da Tonalidade, e que pra deixar claro, acabaram sendo “explicados” pelo personagem na ação ou personagens periféricos. Um é quando Newgate perfura Ao Kiji, há uma verdadeira comoção de alguns Piratas em volta que dizem “Perfurou ele com a ’Ambição’??” e o Ao Kiji manda um “NO!! Parem de falar besteira..”. Outro é a uma cena que vou comentar no segmento abaixo, que é quando Marco e Vista acertam Aka Inu e ele diz: “Usuários de Ambição, é?”. Ou seja, nos dois casos, como não há efeito visual pra Tonalidade, houve uma explicação dos próprios personagens.
E pra não dizer que eu fiquei só na parte do mangá “pré-explicação dos conceitos”, temos também a cena (também vou falar disso mais adiante) em que Ruffy derruba um Pacifista em Shabondy, sem efeito visual de engrecimento nenhum e temos o Sentoumaru lá pra explicar “Ele imbuiu o golpe de Ambição…”.
Com isso eu também descarto totalmente a teoria de que o enegrecimento é uma especie de Tonalidade Armada mais forte, um uso mais power ou evoluído do conceito que se aplique pra todos. Tendo como base tudo que foi visto no mangá, fica dificil achar algo que corrobore isso. Nenhum outro personagem até agora se utilizou de enegrecimento de partes do corpo pra poder defender isso, na Guerra então, houveram inumeras situações em que isso poderia ser mostrado e utilizado (Barba Branca ESTUPRANDO Aka Inu com toda sua fúria, por exemplo) e nada. Seria estranho isso não aparecer no maior conflito já visto no mangá e envolvento tantos nomes importantes do mundo.
Acho que ainda vamos ver em algum momento um mini-flashback do treinamento de Ruffy em Ruskaina, como ele descobrindo que a Tonalidade Armada pode reagir de alguma forma com o corpo dele, o endurecendo literalmente. É esperar pra ver.
- Choque de “Armaduras”:
Houveram alguns momentos no mangá em que claramente houve um choque de “armaduras”. Um deles é a cena em que Marco e Vista atacam Aka Inu após a morte de Ace. Aka Inu sofre uma espécie de dano em sua forma, mas o golpe não chega a atingir o seu corpo físico, aliás, se o próprio Sakazuki não falasse “Usuários de Ambição, é?” a cena daria pra ser interpretada como um golpe comum que passou direto através da “gelatina de magma” que é o corpo do Aka Inu.
Nesse caso, o que aconteceu? Aka Inu também estava usando a Tonalidade Armada pra se defender e a sua “armadura” era mais forte que a de Marco e Vista e por isso ele não tomou dano real?
Outro caso foi na luta Smoker vs Law. Antes da luta ele avisa os Marines do G5 pra se afastarem já que com o nível deles eles seriam todos afetados pelo poder de Law. A luta começa e Smoker mesmo estando dentro da ROOM defende inumeros golpes de espada e não tem o corpo separado (como outros Marines do G5 que entram no raio de ação dos “cortes”), até que Tashigi se mete na luta e logo após o aviso de Smoker de que “Com o seu nível de Ambição você não vai conseguir!” e ela é CORTADA AO MEIO (sua inutil!) a a conclusão óbvia é que a Tonalidade Armada estava sendo utilizada protegendo o corpo do Smoker dos efeitos da Ope Ope no Mi.
Mas no fim da luta, Law saiu vitorioso conseguindo arrancar o coração de Smoker. Afinal, o que aconteceu? Smoker por um instante se desguarneceu? Law também imbuiu seu braço com a Tonalidade Armada com mais “força” que a do Smoker e penetrou sua defesa?
Com tudo que a gente viu no mangá até agora, a hipótese mais plausível na minha opinião é essa mesma. Se a proteção da Tonalidade Armada pode ser violada até mesmo por ataques comuns (Jet Bazooka e mordida do Hody), não teria porque uma ataque mais forte não penetrar uma defesa mais fraca ou uma defesa mais forte ser penetrada por um ataque mais fraco.
- Alguns usuários conhecidos dessa Tonalidade: Jozz, Sentoumaru, Boa Marigold & Pekoms.
– A Ambição na Tonalidade Imperativa –
(Haoushoku no Haki)
A Ambição dos escolhidos! A “disposição para ser Rei” e de estar acima dos outros que apenas poucos escolhidos possuem. Definindo em poucas palavras, essa Tonalidade consiste no poder de intimidar em níveis extremos um adversário.
A Tonalidade Imperativa é extremamente rara (de acordo com as Kuja, apenas 1 em cada 1 milhão de pessoas possui a disposição) e não pode ser obtida através de treinamento. Os individuos que a possuem simplesmente nascem com essa disposição e gradativamente acabam despertando o potencial.
Apesar desta Tonalidade poder ser controlada, ela não pode ser EVOLUÍDA através de treinamento. Sendo uma manifestação do próprio “espirito” da pessoa, ela cresce e se fortalece em conjunto com o crescimento pessoal do indivíduo. De acordo com Rayleigh, a Tonalidade Imperativa é possuída por diversas pessoas de grande renome pelo mundo.
Sendo uma manisfestação de intimidação extrema, o uso primordial (e mais visto até agora) é o de se nocautear instantaneamente inimigos consideravelmente mais fracos. Entretanto, o nocaute só acontece quando há essa distância razoável de força entre os indivíduos.
Oda inclusive explica em uma SBS (vol. 65) que na cena em que Ruffy nocauteia 50 mil dos 100 mil aliados de Hody, Shanks ou Rayleigh provavelmente conseguiriam nocautear todos de uma vez. E que se os 100 mil tivessem uma força considerável, Ruffy não teria derrubado ninguem com o uso da Tonalidade. Ou seja, esse abismo de força entre o indivíduo usando a Tonalidade e aquele que está sendo intimidado, precisa existir para que o efeito pleno (nocaute instantâneo) aconteça.
Ao se obter um maior controle sobre a Tonalidade, é possível intimidar (e nocautear) um ou mais indivíduos sem afetar outras pessoas ao redor, assim como também escolher certos indivíduos em uma multidão e direcionar a intimidação apenas a eles.
Outro uso que tem sido praticado por Ruffy depois dos 2 anos de treinamento é a capacidade de domar feras se utilizando da Intimidação extrema da Tonalidade, demonstrando sua superioridade sobre elas. As feras de Rusukaina já estavam completamente domadas no fim do treinamento e o Kraken logo após o seu nocaute. Com algumas feras mais fracas, o processo é praticamente instantâneo.
Quando a Tonalidade ainda não consegue ser controlada pelo usuário, ela geralmente se manifesta em momentos de emoções extremas, quase sempre seguida de ordens ou comandos dados nesses momentos mais desesperados.
Na primeira vez que Ruffy se utilizou da Tonalidade eficazmente (apesar de ter sido inconsciente) foi contra Motobaro, ao simplesmente afirmar “lutar comigo é inútil.”. Contra seres humanos foi em Amazon Lily, ao desesperadamente ordenar as Irmãs Boa para pararem de ameaçar Margaret (“Já disse pra pararem com isso!!!”), assim como Ace, que já aos 10 anos de idade já tinha despertado o potencial e ao ver Ruffy prestes a ser assassinado pelo bando de Bluejam, acabou nocauteando a todos (exceto Bluejam).
As pessoas que sofrem o efeito da intimidação extrema da Tonalidade Imperativa geralmente caem desacordadas imediatamente e começam a espumar pela boca. Em algumas ocasiões, mesmo quando o individuo vem a desmaiar mas aguenta o suficiente para sentir o “tranco” da Tonalidade, ele sente uma espécie de calafrio/tremedeira que precede o desmaio. Até mesmo aqueles que não chegam a desmaiar, mas sentem a essa pressão, chegam a sofrer com esse calafrio. Relendo o mangá percebi que existe uma certa padronização no uso da onomatopéia para esse efeito de sentir a tonalidade mas não ser derrubado por ela, que é a “biri biri“.
Diferente de “buru buru”, que é uma espécie de “padrão” pra tremedeira (seja de frio ou medo), “biri biri” é mais usado pra sensação de choques elétricos ou dormência, algo que achei extremamente condizente com a Tonalidade Imperativa. Vejamos alguns exemplos…
Ruffy vs Crocodile na Câmara Mortuária da Família Nefertari… CROCODILE BIRII!!?????
Cacete… meu queixo quase caiu. Considerando a importancia que o Oda dá pras onomatopéias (temos o exemplo recente do Zoro mastigando lãminas que praticamente só dava pra perceber por elas), isso não é de graça. O Crocodile ainda tem aquelas linhas de movimento desenhadas em volta dele, como se tivesse tomado um tranco mesmo (tá praticamente tudo IGUALZINHO a imagem do Homem-Peixe da Praça Gyoncorde!). E nessa cena o Ruffy tá putasso e vai pra cima dele com tudo e gritando “Ela deveria estar rindo muito mais!!!!” (completando a frase da página anterior “Se esse é mesmo o país dela…”). Enfim… manifestação precoce no calor do ápice dessa batalha extrema ou eu estou lendo profundamente demais o mangá? Dá até vontade de mandar cartinha pra SBS…
- Alguns usuários conhecidos dessa Tonalidade: Boa Hancock, Edward Newgate, Portgas D. Ace & Monkey D. Ruffy.
- Especulações gerais:
Aparentemente aqueles que mestram o poder de alguma forma conseguem sentir seu uso em ação. Não falando apenas de perceber o uso óbvio da Tonalidade Imperativa de desmaiar pessoas, mas sim de identificar (e nivelar) o poder como um todo e perceber seu uso (ou ausência).
Sentoumaru conseguiu identificar que o soco com que Ruffy derrotou um Pacifista em Shabondy estava imbuído com a Tonalidade Armada, assim como quando Ruffy derrubou Bacura em Amazon Lily, as Kuja notaram a ausência da Tonalidade Armada no golpe. Como?
Por mais que o anime se esforce bastante pra negar isso (já viram essa cena? LOL), a Tonalidade Armada é, como Rayleigh diz, “uma armadura INVISÍVEL”. O único efeito visual real derivado do uso ATÉ AGORA ocorre apenas com o Ruffy (conforme já falado anteriormente), então… será que a explicação mais simples seria a resposta? Que simplesmente aqueles que sabem do poder conseguem sentir a “aura” da Tonalidade? Aparentemente, sim. Senão não for o caso, como isso acontece?
Mas Barba Negra vai muito além e de alguma forma avalia o “nível” da Ambição de Ruffy. Quanto ele introduz o conceito pela primeira vez já é avaliando Ruffy (“Com aquela Ambição eu não achei que ele valia nem 30 milhões…“), e quando o reencontrou em Impel Down sentiu que a Ambição de Ruffy havia evoluído (“Você é mais forte do que eu pensei… E sua Ambição também aumentou em relação a antes.”).
E nessa época Ruffy ainda nem sequer conhecia o conceito e não o usava conscientemente (apesar de vir demostrando o potencial há tempos). O que eu quero dizer é que mesmo sem Ruffy dar nenhuma manifestação do poder, Barba Negra conseguiu avaliá-lo em sua “totalidade”. É bem diferente de avaliar, por exemplo, a Ambição de Shanks quando se encontrou Barba Branca exalando Tonalidade Imperativa por todos os poros.
Talvez no caso do Barba Negra seja um uso da Tonalidade Observativa similar ao que Rayleigh usou em Rusukaina, quando determinou que existiam mais de 500 criaturas na ilha que eram mais fortes que Ruffy naquele momento, mas eu acho dificil, pois Teach parece ter nivelado de alguma forma o potencial “total” da Ambição de Ruffy. Será mais uma capacidade bizarra exclusiva de Marshall D. Teach? Já cheguei a teorizar que a busca incessante dele pela Yami Yami no Mi pudesse ser fruto de uma incapacidade de usar a Tonalidade Armada e assim ele poderia finalmente ter uma chance contra Logias, mas eu mesmo não acredito nisso. Creio que foi mais pela capacidade de ANULAR completamente o poder de outros usários e também acho que a Yami Yami tenha um papel fundamental na “Caça de Habilidades” que ele está realizando, mas enfim, isso é papo pra outra hora.
- Considerações finais:
É isso galera! É tudo que eu tenho a dizer sobre a “Ambição” em One Piece! Se você chegou até aqui, muito obrigado mesmo! Como eu disse lá no começo, espero que tenha sido divertido e informativo. E por favor, se alguem for divulgar isso, por favor faça o link para o site e não saia copiando e colando o post e as imagens em qualquer fórum (isso infelizmente tem acontecido muito!), eu tô escrevendo isso há mais de uma semana e perdi umas 3 madrugadas de sono no processo, seja solidário.
Comentários e discussões são muito bemvindas como sempre! É isso! Grande abraço a todos!!
Ockto disse:
Eu Li!! \o\ /o/
Cara, que aula! Me assombra a forma com a qual vc encontra detalhes espalhados em mais de 67 volumes de One Piece com toda a carga informativa que eles tem! Vc deve ter o Haki Observativo tbm cara!! hahahahah
Mas enfim, parabéns mesmo pelo post, me tirou muitas dúvidas, mesmo eu lendo pela 6a. vez (ou mais, não sei XD) os mangás pela Panini. Acompanhava RD antes do “hiato” e fico feliz em saber que ela está voltando! Vida longa!
Vinicius Moreira disse:
Detalhista como sempre, Dios. Adorei o artigo! Eu tenho uma teoria do BusoushokuHaki ter uma afinidade elemental já que vi que alguns golpes que criam fogo do nada, como o Red Hawk do Luffy e o Hebigami-Tsuki: Salamander de Boa Marigold.
tadabola disse:
Bom artigo! ainda não acabei a leitura, mas queria comentar um ponto: O lance do escurecimento dos membros do Luffy. Acho que o que o Vergo está utilizando seja a mesma coisa, quando ele deu uma bambuzada no law.
Azus disse:
também acho que o Vergo esta usando a Tonalidade Armada e esta ficando enegrecido, ou sera que é alguma habilidade parecida, acho muito mais facil ser a Tonalidade Armada.
com isso já fura a teoria de que seja somente firula do Ruffy a cor negra quando usa a Tonalidade Armada.
Ps.: O haki ao meu ver é parte extremamente importante para o novo mundo e para o tão esperado final que o Oda preparou para o mangá, por isso continuo acreditando que o Shanks utilizou a Tonalidade Imperativa no monstro marinho no começo do mangá, quando ele perdeu o braço. É um feito extremamente fODAstico do Oda se foi realmente a intenção dele, é, como também pode ser só uma coincidencia…. mas por tudo que ele já fez com essa serie eu não colocaria a mão no fogo para “afirmar “que não é o Haki auhauahauhauahuha
Kratos disse:
Muito bom!!! Tem muita coisa que eu não lembrava e me ajudou a entender mais esse “processo” do Haki!! Valeu!
Albatroz disse:
Ótimo texto dios.
Com essa sua analise eu acabei esclarecendo uma duvida que eu tinha a muito tempo, na luta entre luffy e teach em impel down crocodile solta o comentário “sangue? eu pensei que você fosse de borracha” a essa altura do campeonato eu pensei que tinha sido outra falha do Oda ou pura noobice do crocodile, mas com sua analise da para encaixar no quesito ele não sentiu o haki e por isso teve essa surpresa de novo.
Isteves disse:
Caramba, excelente texto! Muito interessante mesmo e deve ter dado um trabalho absurdo. Parabéns, Dios!
Samuel disse:
Bela análise, principalmente os pontos onde mostrou a existência do conceito de haki em algumas partes antigas do mangá xD, fico na expectativa pra um texto sobre o BN e a caça de habilidades rs
Gdiael disse:
Parabéns Dios! Post incrível (caguei com o vídeo do Fábio Jr., aquilo sim é uma habilidade de respeito! Sanjasso tá precisando de umas aulas, kkk). Muito bom, deve ter dado um trabalho imenso reler e pesquisar tudo isso! Quanto a questão do enegrecimento, me corrija se eu estiver errado, mas ele só ocorre quando Luffy usa o haki conjugado aos Gears (Second e Third), e concordo com você que é apenas uma firula para reforçar “que o golpe é do caralheo”.
Minha teoria é que Oda tenha criado o conceito do Tonalidade Imperativa desde o inicio da série, e chamaria ele de haki. Com o decorrer das aparições dos primeiros logias (crocoboy e eneru), ele deve ter percebido que toda vez Luffy fosse enfrentar algum, seria obrigado a inventar alguma coisa para igualar a luta (tipo a água com crocodile), e isso seria muito chato e repetitivo, eu particularmente achei a ideia da água muito forçada quando li, atualmente gosto mais. Foi ai que veio o busoushoku (acho que inicialmente surgiram assim, com conceitos separados) talvez o shoku advenha do escurecer da pele de Luffy. Depois ele juntou tudo numa barca só, transformou tudo em haki e deixou shoku em tudo pra ficar mais estiloso, agregando o mantra.
Acredito que Oda tenha planejado todos esses novos conceitos (e como eles se encaixariam na história) em algum ponto entre o final de Skypia e o primeiro confronto com Aokiji. Bem é isso, essa é minha teoria. Gosto muito do seu blog e das suas reviews!
Sir Grue disse:
Sobre “ouvir a voz de todas as coisas”, faltou entrar num detalhe que eu pensei que estaria aí: o Zoro em Alabasta e os ensinamentos de seu mestre. Até ali eu sempre pensei que era coisa de espadachim mesmo, nada demais.
Mas você que pode conferir isso em japonês, qual o termo que Zoro e seu mestre usam naquela parte? Zoro “ouve” a pedra, a árvore, o metal… e assim é capaz de cortá-los ou não, à vontade. Se você não mencionou talvez seja porque não tenha nada a ver mesmo, mas eu tenho essa dúvida desde que apareceu esse papo de ouvir voz de tudo.
E uma observação inútil é que o “homem-peixe genérico do BIRIRI” seria o Hody, não? Pela cabeleira branca… É observação inútil mas é bom mencionar pra não chegar ninguém dizendo que Hody não ficou no BIRI BIRI (ou BIRIRI, no caso) com a Ambição do Ruffy.
E tou rindo aqui com a cena do Rayleigh no anime uashduasdhasuhasudashd O cara soltou um El Thor praticamente. Legal é o Ruffy “já vi isso antes” e as cenas mostradas não chegam nem perto de ter um efeito visual daqueles, hehehe.
No mais, post ótimo! Perfeito! Tirou as dúvidas que eu tinha, destruiu algumas teorias bizarras que eu tinha criado ou lido e me convencido e basicamente cobriu tudo que se tem de saber sobre o assunto que nos foi dado pelo Oda. Uma aula completa. A partir de hoje vou até ficar procurando BIRI BIRI’s!!!!
Tá massa!
lucashomem disse:
Dios,
Seu post foi tão completo e tão perfeito que estou até chateado em não poder acrescentar nada, LOL. Também aprendi tanto que sinto a urgência de aprender japonês logo!
Sobre a introdução de Ambição na trama, acho que o Oda soube lidar muito bem com todos os poréns, muito delicadamente. A maioria dos supostos erros que pessoas encontram podem ser respondidos se bem pensados, sobrando apenas um caso que me incomoda nessa leva de “erros”: o Crocodile. Não digo isso pela frase que você destacou, mas sim pela completa vulnerabilidade do personagem a um soco bem dado com Ambição (como o Caesar Clown), ainda que ele seja sim muito poderoso ofensivamente com suas técnicas de areia.
Sobre cada tonalidade individualmente, queria comentar algumas coisas:
Tonalidade Observativa – isto já pode ser meio que entendido pelo seu texto, mas quero destacar que NA MINHA OPINIÃO a Tonalidade Observativa NÃO “prevê” nada, no sentido do personagem poder enxergar o futuro. Entendo a Tonalidade Observativa como uma leitura direta das intenções dos adversários, do sistema nervoso dele, como se você pudesse visualizar o golpe inimigo no instante em que o cara emitiu um comando cerebral para “a perna dar um chute”. É importante destacar isso porque muita gente gosta de zoar dizendo que uma luta entre dois usuários da Tonalidade Observativa geraria um combate onde os dois ficariam parados lendo o futuro, LOL. Nada a ver.
Tonalidade Armada – acredito sim na hipótese de que uma Tonalidade Armada mais poderosa anula a inferior do adversário. Mas tenho pra mim que o caso de Law x Smoker é mais óbvio que a questão da Ambição Armada mais forte ou mais fraca. Você está correto em destacar que o Smoker usou sua Ambição Armada para estar protegido de ataques generalizados dentro da room (sim!), mas a diferença entre o golpe do Law que arrancou seu coração e os outros anteriores é que o Smoker esteve sempre defendo todos os golpes, mas tomou o último abertamente. A Armadura nessa situação apenas impediu que ele fosse um brinquedo do Law na Room.
Tonalidade Imperativa – tô impressionado com várias informações que você levantou. Sensacional! Apenas manifesto minha vontade de ver o Luffy usando o Haoushoku num combate normal pra ver como o inimigo vai reagir. Obviamente o Luffy não seria capaz de desmaiar um personagem poderoso, mas acredito piamente que o Haoushoku pode ajudar numa batalha difícil dando alguns “choques” psicológicos no inimigo que podem fazê-lo hesitar e tudo mais.
Também me pergunto se o Luffy é capaz de obrigar um inimigo fraco a obedecê-lo quando dá uma ordem com a Tonalidade Imperativa. Digo isso pelo próprio nome da Ambição como por várias cenas em que o poder foi usado. Por exemplo, quando o Luffy grita para as Irmãs Boa pararem (quando vão quebrar a Margareth-pedra), imagino que a Marygold parou porque foi ordenada (e não pôde recusar), não porque simplesmente tomou um susto.
Obs.: acredito que o Luffy deveria ter desmaiado todos os 100 mil inimigos na Praça Gyoncorde, com exceção dos personagens nomeados. Nada me explica porque diabos os 50 mil que resistiram eram mais fortes que os outros o suficiente pra aguentarem o tranco. Mas aceito a desculpa porque obviamente era pra vermos os Mugiwaras lidando com os coitados de pé.
Ótima análise, Dios. Parabéns!
Morcegão disse:
Post perfeito, Dios, meus parabéns!
Assim como os colegas acima, finalmente eu entendi as minucias do Haki. Vou postar o link dessa página toda vez que alguém começar com “FOI HAKI1111!!” e o caralho a quatro.
E como o Grue, eu também queria saber como fica a tradução do “ouvir” que o Zoro e o Koshiro usam. Espero que não seja pedir demais!
Parabéns e um abraço!
Wesley D Loki disse:
Eu nao lê tudo Dios,mas ate onde eu fui achei super interessante,quando eu tiver tempo termino de le-lo…mas já que o Oda ja estava nos mostrando as “tonalidades”,o que voce acha do Luffy utilizar da observaçao contra o mr3 em little garden??ele diz que foi “Instinto”,mas cá pra nois né…ele deve ter sentido a presença dele em meio aos clones de cera…fica ai algo a se pensar ;)!!Parabens.
Jmz disse:
Post foda demais, Dios.. curti!
Agora, eu achava que o Crocodile tinha simplesmente ignorado a possibilidade do Ruffy usar Haki por pura negligência, por se tratar de um Rookie que ACABOU DE SAIR DAS FRALDAS e talz. (apesar de estar implícito na série que os usuários sentem um golpe com a tonalidade, sim, noobei legal).
Outra coisa é a implementação do Haki na série. Eu ainda acho que a cena do Shanks, não introduz / apresenta o poder, mas já mostra que o Oda ia tomar um direcionamento com essa intimidação por parte dos BONS. Aí chegou perto de algumas centenas de caps e o Oda já tinha tudo concretinho, bonitinho e desenvolvido.
channel07 disse:
Se esse é o primeiro de muitos, rapaz, as expectativas tão ululantes!
Visito o site desde a época em que ele era majoritariamente azul, e as seções de informações ficavam no lado esquerdo. Na época, acho que a Conrad estava em Logue Town ou Drum, e lembro que aqui já tinha informações sobre 3 Ouka Shichibukais e váááárias Frutas do Diabo; o que, claro, me deixou pendurado no site, sempre ansioso por esse tipo de novidade. Ainda mais pelo fato do Dios ser tão detalhista (e, aparentemente perfecionista também) quanto eu, sabia que o trabalho era feito com o máximo de cuidado e esforço. Enfim, nostalgia is over e o texto está muito bom, cara. Parabéns :)))
A parte do BIRIRI e a ‘descoberta’ do Crocodile foram FENOMENAIS. espero que o Oda ainda volte a bater nessa cena em especial. Fora o próprio Crocodile, que é por quem estou mais curioso para ver a versão 2Y…ele virou pirata? bounty hunter? tem um bando novo, todo de medalhistas de prata? perdeu um pé? cortou o cabelo? KD VC, MEU VÉI?!
hayllander disse:
Ola! meu primeiro comentario aqui e me desculpem se eu estiver falando besteiras … Artigo muito bom esclareceu duvidas que vinha tendo e abriu meus olhos para coisas que nunca achei que fossem importantes! e realmente nao tenho nada para acrescentar mas eu tenho uma duvida que ate hoje nao consegui esclarecer pode ser bobagem mas la vai : quando o rayleigh treinou o luffy ele voltou 6 meses antes, o que me deixa curioso o luffy ficou 6 meses sozinho na ilha treinando , sera possivel que agora depois de ter aperfeiçoado sua ambiçao ele tenha conseguido desenvolver novas tecnicas baseadas nessa abilidade? como por ex gear 4 e 5 ?
Enfim Otimo artigo!
lucashomem disse:
Bem, Rayleigh pretendia ensinar o básico dos 3 tipos de Haki ao Luffy em 2 anos de treino. Como Luffy aprendeu o que deveria em menos tempo, o velho zarpou da ilha mais cedo e de fato o Luffy evoluiu mais ainda durante os 6 meses em que esteve sozinho. Rayleigh até comentou em Sabaody que o Luffy estava mais forte ainda.
Mas tudo o que Luffy aprendeu sozinho só vamos descobrir com o tempo (e se tem outros Gears), não tem como adivinhar. Mas acredito que a maioria dos novos golpes que já vimos depois do Time Skip, ele aperfeiçoou nessa época: Elephant Gun, Red Hawk, o domínio completo do Gear 2nd e 3rd etc.
Gabriel disse:
nossa q foda cara, vc me esclareceu muitas coisas e ao mesmo tempo me encheu ainda mais de dúvidas..=D parabéns pela pesquisa e poste mais teorias no futuro, ajude-nos a entender mais sobre o One Piece
Rafael Serra disse:
MAGNIFICO!HAKI1111!!DIOS!
Excelente empreendimento, Dios! Muito elucidativo e compilador de todas as discussões sobre Haki até então.
Só gostaria de comentar a respeito do Haki ser usado pelo fandom como uma possível banalidade, pois acho que é válida, em até certo ponto, atitude do fandom ávido por respostas.
A questão é que, em geral, nós leitores de mangás de ação/aventura temos que engolir frequentemente alguma coisinha vaga, inventada sem precisar de critério ou algum remendo forçado utilizado pelo autor em prol do roteiro. Tenho dois exemplos em One Piece aqui:
1 – O já citado caso Zoro vs Daz Bones. Eu entendo perfeitamente que pode ser só lance de espadachim e acredito até que é algo que deve ser interpretado dessa forma mesmo. Mas essa saída vaga do Oda para a superação do Zoro, essa saída transcendente, passa a ter uma legitimação mais contundente, mais “empírica”, a partir do momento que o conceito de Ambição na Tonalidade Observativa é apresentado.
2 – O Rokuougan. Se todas as habilidades Rokushiki são habilidades desenvolvidas a partir de um esforço físico sobrehumano, por qual motivo, por qual inferência lógica o leitor deve aceitar que a técnica suprema dessa arte marcial é algo similar a uma onda de choque causadora de danos internos? Novamente é algo que pode ser legitimado a partir do momento que o conceito de Ambição na Tonalidade Armada é apresentado.
Acho que as pessoas exageram de fato ao tentar justificar tudo através do Haki, acho que eu também posso estar exagerando nos dois exemplos citados, afinal, a abstração também ter que fazer parte na hora da apreciação da fantasia. Mas acho que é uma atitude muito saudável do fandom tentar ajustar a ideia do conceito de Haki em alguns momentos considerados por eles duvidosos ou de explicação vaga, pois é daí que muitas vezes podem se achar detalhes interessantes.
Obs: esse BIRI na cena do Crocodile arrepiou até os cabelos da minha bunda! SBS já, Dios. Manda lá, sério! Não sei se Oda já respondeu cartas estrangeiras na SBS, mas já vi o Hideaki Sorachi (Gintama) responder duas vezes, então acho que não há restrição quanto a isso. Essa foi uma observação muito interessante.
Roberto disse:
Sensacional. O que uma boa interpretação e tradução não fazem! Parabéns pelo post.
morcegear disse:
Exatamente! Tinha esquecido disso no meu último comentário: o Biri do Crocodile DEVE ser esclarecido! Eu acredito que tenha sido coincidência, mas se o Oda disser que foi, vai explodir os meu miolos.
Como o Piru disse, SBS JÁ!!!
Abraços!
miglm91 disse:
valeu por mais esse post incrivel dios,e que venham mais no romance dawn!
BIRIBIRI
Felipe Zinser disse:
O que acha do poder do Don Quixote ser somente uma forma de uso do haoushoku, imprimindo sua intimidação ao seu alvo, até o ponto de poder controlar nao somente sua vontade, assim fazendo desistir de uma luta, como nos casos em que Luffy adestra animais, mas podendo inclusive controlar o corpo do alvo com total liberdade.
Rafael Serra disse:
Acho que é uma interpretação descabida visto que é o mesmo poder que ele usa para arrancar a perna dos Oars Jr. ou a cabeça do Crocodile.
Vinicius Moreira disse:
Eu acho que o akuma no mi do Doflamingo seja baseado em fios, considerando esse lance dele de tornar os oponentes em marionetes e a coisa que usou pra cortar a perna do Little Oars jr. e a cabeça do Crocodile.
tadabola disse:
Olá Dios! como tinha comentado do Wergo, ele novamente faz as mãos ficarem pretas para atacar! acredito que o Oda não reservou isso somente para o Luffy
Felipe Zinser disse:
Notei isso no manga de hj tbm, vim ate aqui para comentar mas vc ja tinha feito 1° 😀
Ate revisei outras vezes em que Vergo aparece, para ver se nao era so o estilo do casaco, mas realmente ele enegreceu as mãos e o cotovelo hj para lutar contra Law
HapposaiBPS disse:
Meus parabéns pelo ótimo texto!
Dios disse:
Olá amigos! Muito obrigado mesmo por todo o feedback positivo!! Brigadão mesmo!! Demorei a vir aqui responder pq honestamente eu estava meio… cansado desse texto, LOL Fiquei mais de uma semana imerso nele, minha mesa empilhada de mangás, as vezes eu dormia e ficava pensando nisso, ae acordava pra escrever LOL Eu tive que publicar pra me livrar dele! rs
Cada hora eu acrescentava mais coisa e enfim, acho que ficou bem completo como está =))
Em relação ao Zoro, antes mesmo de escrever esse artigo eu peguei o Vol. 21 pra reler e cheguei a ficar assustado como a cena podia ser encaixada no conceito da Tonalidade Observativa.
O Zoro passa a “escutar” o que ele chama de “respiração” das coisas e sente mais fortemente a presença das coisas, como as pedras que iam cair nele, a espada dele que tava soterrada e etc. Eu poderia ter incluido no artigo sim (quem sabe numa futura revisão), mas acho que não encaixa na “Voz de todas as coisas”, afinal, não é muito diferente de interceptar um projétil e etc (Como Ruffy vem fazendo) e é bem diferente de captar a abstração dos sentimentos dos Monstros Marinhos (como o Ruffy fez por um segundo) ou interpretar uma PEDRA como o Roger aparente fez (filhdaputa até conseguiu escrever na língua dos Poneglyph). é minha opinião pelo menos.
Quanto ao Vergo, eu venho defendendo nos comentários de vários capítulos que o enegrecimento dele é alguma AnM dele de mudança de estado da matéria. Embasado em ele ter mudado o bambu também e o Sanji se referir a sensação de chutar uma “massa de ferro”. Eu estando errado, as coisas mudam bastante realmente, mas estou confiante que será isso. Aguardemos!
@Gdiael
“Quanto a questão do enegrecimento, me corrija se eu estiver errado, mas ele só ocorre quando Luffy usa o haki conjugado aos Gears (Second e Third)”
Ele usa endurecimento armado em estado normal contra o Hody, amigo.
@Grue
“E uma observação inútil é que o “homem-peixe genérico do BIRIRI” seria o Hody, não? Pela cabeleira branca… ”
LOL, é o Hody mesmo, deixei passar batido rs
@Lucas
“Tonalidade Observativa NÃO “prevê” nada, no sentido do personagem poder enxergar o futuro. Entendo a Tonalidade Observativa como uma leitura direta das intenções dos adversários”
Exatamente! É inacreditável que tenha gente pensando isso de 2 pessoas paradas prevendo o fututo LOL
@Felipe Zinser
“O que acha do poder do Don Quixote ser somente uma forma de uso do haoushoku(…)”
Amigo, o AnM do Flamingasso é “Himo Himo no Mi”, aguarde e pode vir me cobrar!! LOL Alias, to pretendendo fazer um post “Especulações do Dios pra AnM não nomeadas” rs
Valeu galera! Me ajudem a divulgar mais ainda esse texto! E aguardem sábado ou domingo os comentários do cap. 683!! Abraços!
jota disse:
realmente, ficou muito bom velho. parabens ai pela dedicação.
uma coisa que fiquei pensando depois….
tem certeza que a onomatopeia do BIRIBIRI nao tava la pq a tumba tava tremendo, chacoalhando, e td mais?
ou essa onomatopeia soh foi usada em momentos que luffy usou haki?
abraços!
Glauco disse:
Só vi o post quando comentado pelo Facebook.
Não presto mais tanta atenção quanto prestava antigamente mas mesmo assim sei que nunca me prenderia às onomatopéias. Agora, extremamente interessante o fato de que o Oda use esse recurso.e dessa maneira tão maestral.
De maneira geral discordo de muitas OUTRAS colocações mas achei uma resenha incrível sobre Ambição. Concordo quase em absoluto com tudo que foi dito e sanou diversas dúvidas que tinha até o momento (algumas que até não tinha pensado).
A ode a a Crocodile foi incrível. Por ser o primeiro Shitibukai a ser um “inimigo” e ter apanhado de um Luffy ainda inexperiente o pessoal menospreza demais um dos melhores e mais promissores vilões até o momento. Fico até ansioso por ver o quão forte ele ficará da próxima vez que aparecer.
Perfeita a colocação em relação a não banalização desse poder. Hoje em dia a tendência é caracterizar tudo como ambição mas o próprio Oda deixa claro em alguns momentos (principalmente com a colocação de Rayleigh durante o treinamento) que não é um poder que qualquer um tenha (APESAR DE QUE SE AS PESSOAS DE OP FOSSEM MAIS CONSCIENTES DE SI MESMAS TODAS PODERIAM TER HAKI).
Ambição é um termo amplo, mas que todos tem. O que se faz com ela é que se torna o diferencial. De maneira MUITO ampla, pode-se dizer que TUDO que acontece em OP deriva da ambição dos personages (aqui entenda – não sei japonês e não faço muita diferenciação entre os termos utilizados em cada situação) incluindo a polêmica cena inicial do Shanks (Qual a grande diferença entre poder de Intimidação e Haoushoku que não o nível de espírito de quem o lança???) porque a meu ver, o que o Ruivo fez não foi em nada diferente do que o Luffy vem fazendo desde que dominou Motobaro (até a cena acho parecida).
Termino reiterando meu comentário, excelente post.
rafael luiz silva disse:
Mas eu tenho uma duvida,varias aliás mas vou epressar só uma.E aquele tom de ferro que o Fodão do vergo usa? Terá algo a haver com o enegrecimento do Luffy?
Raul disse:
Apenas gostaria de parabenizá-lo pelo post, excelente decomposição artistica sobre o Haki. Pessoalmente prefiro não pensar em como serão as edições futuras, pois as possibilidades são grandes e nos faz perder o foco em desfrutar as edições atuais.
De qualquer forma, parabéns Dios pelo post.
Junio Kaizer disse:
Parabens, perfeita explicacao!!!
rafael luiz silva disse:
Esse tal de Vergo (asokaskskoasoksao) animal esse kra,poha destribuindo surra pra todo lado,ele nao cansa de bater nao?(Law) no resto tambem,..Poha esse tom de ferro dele,eh fodastic,tipo o kara troca muito rapido bate muito rapido,o kra eh um mestre de luta marcial,se esse kra pegar o Luffy vai dar trabalho,Oda tirou um personagen muito show,da caixa magica dele…Trafalgar law deploravel,affz”””
Rony disse:
Artigo Épico, MUITO BOM. Parabens pra quem fez, sério 🙂
Pots disse:
Ótima postagem.
Quanto a tradução do Haoushoku no Haki, você poderia ter traduzido como Ambição na Tonalidade Soberana, ou até mesmo Ambição na Tonalidade Triunfal/Triunfante. O termo “Imperativa” não caiu muito bem…
Tiago Che disse:
nossa, parabéns, muito bom o artigo e esclarecedor, agora fico a espera dos proximos
Robson Gomes Santos disse:
Essa imagem do Rayleigh é muito “The Power of FAP”
douglas disse:
parabens rapaz,
muita informação e bom texto
obrigado pela dedicação
Dan Cordeiro disse:
Acredito que o Sanji disse ” Acho que sim ” discordando de ser um animal selvagem ou seja deve possuir um HdaO mais aourado que Luffy e Zoro
Samuel Almeida disse:
Dios, eu tenho pensado uma coisa que vc ja deve ter pensado também…
é um tema que deve incomodar muitos…
Haki e o fim da intangibilidade dos Logia
Por que vendo nas primeiros grandes arcos…
Citando Crocodile e Eneru…
Porra, foi muito foda ter uma luta inteira com o Luffy sequer tocando o Crocs…
Na epoca eu só pensava numa possivel luta com Smoker e qual seria o ponto fraco de um Homem-Fumaça*_*
A fraqueza do Crocodile era agua
No arco seguinte o que temos é um Homem-Relâmpago, DEUS, ninguem tocava, ele ouvia tudo, ABSOLUTAMENTE INTOCAVEL!!!
Até que foi desafiado pelo Homem-Borracha, seu inimigo natural…
Lutar contra um Logia demandava vc descobrir a fraqueza do adversario…e ele era
intocavel até que você conseguisse descobrir isso…
Hoje em dia temos uma saga onde tinham DOIS logia…Neve e Gas…qual seria a fraqueza deles??? Se One Piece tivesse seguido aquele molde de antigamente…
Claro que hoje temos o Haki e isso resolve tudo…não deixa de ser otimo!!!
Mas eu gostava do brilho de antigamente><
Guilherme Glauzer disse:
certa veiz alguem em algum lugar comentou que nos estamos cada veiz mais fans de OP e estamos cada veiz mais procurando detalhes e se esquecendo da simplicidade da coisa. Pensando nisso eu me lembro de uma comentario sobre o capitulo XXX ( ñ lembro ) que vc fala sobre o Vergo ter uma possivel AnM do ferro ou por ai, vendo o episodio dessa semana que foi fantastico, pra mim ficou claro que ele ñ possui AnM, ai eu pensei, sera que o Som de ferro que vc lia quando o Vergo atacava ou defendia ñ seria essa simplicidade que deixamos de ver? porque; eu penso que o fato de ter o Som de ferro quando se esta usando Haki se de ao simples fato de estar equipado com Armadura, que é um composto de ferro por isso do Som, e como no OP a Armadura é invisivel por assim se dizer, faz muito sentido ter o Som no lugar da imagem.
Em seguencia eu imagino que o enegrecimento se de pelo fato da sombra da armadura, pois se vc vestir uma meias seus pés estão na sombra, certo? talvez o enegrecimento e o som de ferros colidindo se deem por esses simples fatos.
desculpe se eu fiz o comentario no lugar errado.
Obs:. eu ñ to dando uma cutucada nem nada do tipo, eu adoro seus comentarios e suas teorias mirabolantes, eu so acho que nesse caso seja só isso, simples assim.
haseo disse:
apesar de todos terem haki, acho que ele é considerado mesmo quando esta a um nivel alto. pq o kinemon pergunta ao luffy quantos usuarios de haki existem no bando dele. mas diria que pode ter faltado a mençao ao haki armado, pois so esse haki que é usado para danificar usuarios de logia.
ja o haki imperial, é algo curioso, levando em conta que shanks lançou ele em toda tripulaçao do barba branca e ele sendo um yonkou, como nao foram exatamente todos exceto o barba branca a espumar e desmaiar ? e sendo rayleigh tao forte, como nao conseguiu fazer o luffy desmaiar ?
sera que existe um limite de pessoas, eu diria que esse poder vai avançando direto aos adversarios e vai se desgastando, ate chegar em alguem com nivel grande, dai ele nao tem a mesma intensidade que tinha quando abateu outros e perdeu força.
mas enfim, li seu artigo inteiro e fico demasiado feliz por ter alguem de tamanho conhecimento e interesse em one piece, e o melhor, sabe ler japones!!!!
passarei a acompanhar suas teorias que proam mais ainda que ODA é um genio que fez um manga shonen nao so ser de pancadaria, mas tambem de cultura, eu diria que é o maior genio qe escreveu um shonen ate hoje. akira toryama fez dragonball, mas nao teve esse ar de genialidade toda. eu diria que oda é um herdeiro do akira que usou todo o poder de crair personagens e historias igual o akira, com ar de genialidade, é como se o filho tivesse superado o pai.
nao considero one piece nem melhor e nem pior do que dbz, mas o fato é que se nao existisse dbz, jamais existiria one piece. o oda foi o unico a assumir que copiou muita coisa de dbz, nao chegou a dizer com esas palavras, mas basicamente foi isso, usou a essencia de dbz e pos um ar intelectual. gostaria que aquela entrevista entre oda e akira tivesse sido televisionada, seria um MASTERPIECE.
descupe se falei muita besteira, sou tao fan de one piece quanto voce, mas nao tenho todo seu conhecimento kkk
Jhow disse:
Porq Tem varios Piratas do Barba Branca que são muito Fódas…..Só pegar de exemplo a guerra em Marineford.
Jhow disse:
E quanto ao Luffy não desmaiar , é porq o Rayleigh só derrubou quem ele queria….E mesmo se tentasse , o Luffy tão tava tão Forte , mas não era Fraco não !
Vinicius Silva disse:
Além do que o Jhow já disse, sobre vários piratas do Barba Branca serem fortes, nesse caso, terem ambições fortes, o Shanks não usou a ambição dele. Eu diria que o Shanks, pelo menos como pareceu, entrou no navio simplesmente exalando haki AHUshuAHUSuhAS
No caso do leilão, o Rayleigh direcionou pra onde ele queria
KikkeFlipeh Ilı disse:
Sua analogia ao longo deste texto informativo foi realmente primordial, realmente fiquei bastante impressionado com todas as fontes que você utilizou ao longo de todo o texto. Sendo essa a primeira vez que tenho a oportunidade de visitar sua site, posso garantir que o mesmo está entre os melhores fã blogs de One Piece no Brasil; irei divulgá-lo sempre que puder com o maior prazer!
Lucas Matos Pereira da Silva disse:
Tem uma parte muito interessante tambem na guerra dos melhores, quando Luffy encontra Mihawk e ele se prepara pra usar o jet bazuka mais tem a percepção de que vai perder os braços e direciona para o chão, foi uma amostra clara de Haki da observação.
Leung Jam disse:
Relendo a fantástica saga de Skypea, na luta do No 1 x Zoro, fica muito claro também, o quanto que “ouvir a respiração de todas as coisas” tem a ver com Haki, não ?
Zoro escapa de ser soterrado, “ouvindo” as pedras, rasga o ar e sua espada não corta as folhas da palmeira, antes do seu primeiro Shishi Sonson…
Leung Jam disse:
Errei – não foi Skypea – foi Alabasta!!! Mals aí….
Anderson Hideki disse:
Você disse ali pra cima que so o Luffy usa a cor enegrecida para demonstrar que esta usando Haki do armamento.
Mas foi mostrado em Punk Hazard que Smoker e Vergo usam desse artifício.
Creio que o uso da cor negra seja para enfatizar que o Haki esteja ativado sem ter que “falar” toda hora igual o Luffy quando diz (Busou Kouka).
Tanto é que aos poucos o Luffy vai deixando de falar e enegrece o corpo.
Vinicius Silva disse:
Depois de tanto tempo, estou reatando o post para complementar a história sobre a “armadura” negra que aparece em alguns usuários da Tonalidade Armada. Sabo usou isso no CC, então essa teoria não deu certo.
E, bom, como não sou especialista em tradução, eu gostaria de fazer uma pergunta que me assombra: de algum modo, a tradução pode ser feita para TOM ao invés de TONALIDADE? Eu fiquei pensando por um tempo, e de algum modo acho que TOM combinaria muito mais. Exemplo:
Ambição no Tom de Observação
Ambição no Tom de Armamento
Ambição no Tom de Imperador/Rei
O único problema é o uso de preposição que você não queria =/
De algum modo, isso soa mais tátil pra mim. “Estou usando minha ambição no tom de observação, e consigo perceber as coisas”. “Estou usando minha ambição no tom de armamento, por isso me defendo”. “Estou usando minha ambição no tom de imperador, então quem manda aqui sou eu, bitch”.
ASuhUHASuhAS, algo assim.
Filippo Giovanni Piccinini disse:
Ambição no Tom Observativo
Ambição no Tom Armado
Ambição no Tom Conquistador
Dios disse:
“Tom” só se refere a som, timbre, foge muito do original. Seria uma adaptação bem distante das “cores” usadas no original.
Herick disse:
cara fica ridiculo mencionar dessa forma, deixar só : Haki da observação, Haki do Armamento e Haki do Rei fica muito melhor .. bem mais dinamico e bonito
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Leonid Hulpan disse:
Muito interessante, e parabéns. Muito detalhado e rico em detalhes. Ganhou um seguidor.
Leonid Hulpan disse:
Uma dúvida, hoje eu vi o episódio especial do 3d3y.
Luffy da pela primeira vez o REDHAWK e assim que ele golpeia, ele fala ” é a chama do Ace”
Tipo, como assim é a chama do ace?
Herick disse:
é só uma forma de se lembrar do irmao, o golpe é uma homenagem do luffy pro ace .. e o fato do golpe produzir fogo há uma teoria q explica isso , e menciona o atrito q a barracha tem em relação aos materiais em volta, semelhante ao golpe do sanji !
Francisca disse:
Muito bom 🙂
Herick disse:
Caraca que post detalhado .. nem comecei a ler ainda kkk estou em 2016 já e muita coisa ja foi esclarecida no mangá porem vou ler pois parece interessante 😀
Herick disse:
gente o poste é de 2012 , é claro que a teoria nao vai estar 100% certa á menos q ele tenha despertado o Haki da observação kkk